Matéria divulgado pelo site do jornal O Estado de S. Paulo mostra que houve um aumento, nos últimos anos, do número de professores sem diploma de graduação. De 594 mil em 2007 passaram para 636 mil em 2009. A situação é pior na educação infantil, mas se repete também para o ensino médio. Mas o que chama atenção mesmo na notícia são os comentários que ele gerou. Em vários momentos aparece a argumentação de que o trabalho de professor é uma vocação, que a pessoa nasce com tal habilidade, que o diploma é somente uma formalidade que não garante o bom trabalho...
Realmente, muitas pessoas começam a dar aulas por falta de opção e percebem, depois de algum tempo, que adoram a profissão. São profissionais que jamais tiveram uma aula de licenciatura e que aprender a lecionar do no cotidiano da sala de aula.
Mas a existência de bons professores com tais características somente reforça a necessidade da formação! Frequentemente escutamos e lemos que a educação não muda, que os mesmos métodos de ensino vem sendo empregados com as novas gerações. Pois bem! O espaço para a reflexão sobre as mudanças necessárias no trabalho dos professores é a universidade! Um bom curso de licenciatura é aquele que propicia tal discussão com os seus alunos. Caso contrário o professor pode mesmo acabar reproduzindo as técnicas dos seus antigos professores, aquelas que sua lembrança guardou como eficientes. E somente após algum tempo trabalhando terá acesso, se lecionar em uma boa escola, a algumas reflexões atuais sobre educação, fazendo sua formação simultaneamente à prática. Não era melhor se ele tivesse feito tal reflexão antes de entrar na sala de aula?
Imaginem como seriam esses bons professores sem formação se tivessem tido a oportunidade de refletir sobre suas atividades!
Vimos recentemente a divulgação dos resultados do Ideb, revelando que o ensino brasileiro reprovou de ano: não atingiu média cinco. A formação do professor não é única causa desse quadro, mas certamente o afeta.
Assusta que o ensino superior esteja tão desvalorizado no Brasil. O fato de que existem universidades e faculdades de baixa qualidade não elimina a necessidade da formação superior. Um diploma superior é o reconhecimento de uma habilidade que vai além da memorização de algumas teorias e conceitos. O diploma registra que a pessoa domina todas as ferramentas necessárias para a atuação em uma determinada área, incluindo aqui a escrita, a leitura, a exposição oral, o emprego de conceitos e teorias, a reflexão crítica fundamentada, as metodologias de pesquisa, a ética profissional, enfim! Caso contrário seremos sempre uma nação de amadores, que não refletem sobre as práticas realizadas.
Ninguém se deixaria operar por alguém que se diga médico mas que não tenha formação em medicina. O professor forma as mentes das novas gerações de todas as profissões! Não é uma responsabilidade menor.
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