Em janeiro de 2006 o caderno Mais! da Folha de S. Paulo publicou uma entrevista com Vinton Cerf, que idealizou a internet e seus protocolos. Na época ele trabalhava para a Google, atuando justamente na expansão da rede no mundo todo. Entre outras coisas ele afirmou o seguinte:
O Google não garante o conteúdo que descobre na internet. Seus algoritmos, que fazem o ranking do material que ele apresenta, são intencionalmente preparados para dar destaque ao que parece ser mais relevante. (FOLHA DE S. PAULO. O meio sem a mensagem. 29 jan. 2006, Caderno Mais!)Cabe então ao usuário filtrar a qualidade e a confiabilidade de cada site. Assim como cabe ao usuário filtrar o que vai postar na internet. Interessante que em um mundo de tantos avanços o discurso de uma das empresas mais modernas e atuantes no setor da informação seja o mesmo de qualquer empresa tradicional. A afirmação de que não se responsabilizam pela informação que circula assemelha-se ao velho argumento da indústria de armas: são as pessoas que matam e não as armas.
Enquanto isso a Google continua a crescer e a acumular cada vez mais dados que ninguém sabe ao certo, ainda, como podem ser utilizados.
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